Para todos os garotos que já amei
- Jhenifer Souza
- 19 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Finalmente vim falar de algumas das melhores leituras deste ano, a trilogia para todos os garotos que já amei ou como costumo chamar: trilogia da Lara Jean.
Faz aaaanos que vejo pessoas indicando e falando super bem dessa história da Jenny Han e fugi de spoilers do primeiro filme pra poder conhecer através dos livros (como sempre).
Primeiramente o que me achou atenção foi o fato de ser escrito e protagonizado por uma mulher asiática, o que não vemos muito, principalmente em romance adolescente.
Neste primeiro livro conhecemos a Lara Jean, a família dela e alguns costumes coreanos que são interessantíssimos. Tem uma parte que ela traz uma discussão sobre fantasia de halloween, onde diz que independente do personagem que ela escolha, as pessoas perguntam se é de algum anime, isso faz com que ela desista de usar fantasias que fujam da cultura asiática. Neste ano em especial, ela decide ir de Cho Chang.
A história gira em torno das cartas que Lara Jean escreveu para todos os garotos que já gostou na vida e foram enviadas para os destinatários sem sua autorização e então ela precisa lidar com eles aparecendo e querendo entender toda essa confusão que envolve, inclusive, o namorado da irmã dela.
Lara Jean é muito sonhadora, apegada ao pai e às duas irmãs, Kitty e Margot (adoro ela, me identifico muito com a personagem!!), ama cozinhar e testar novas receitas de docinhos que dão água na boca. Essa essência da personagem me trouxe uma sensação boa e vontade de ter uma amiga como ela.
"Então esse é o motivo por que você está fazendo isso. Para provar que não pertence a ela. E que seu lugar não é com ela. Você acha que tem diferença? Entre pertencer a alguém e estar com alguém?"
"Quando uma pessoa fica longe muito tempo, você começa a guardar na memória todas as coisas que quer contar. Tenta manter tudo organizado na cabeça. Mas é como tentar segurar um punhado de areia: os grãos mais finos escapam da mão, e, de repente, você só está segurando ar e brita. É por isso que não se pode tentar guardar tudo assim.
Porque, na hora em que finalmente elas de reencontram, acabam colocando em dia as coisas importantes, porque dá muito trabalho contar os pormenores. Mas são os detalhes que compõem a vida."
"Quer ouvir uma coisa engraçada? Acho que comecei a gostar de você."
"Você só gosta de caras com quem não tem chances, porque tem medo. Do que você tem tanto medo?"
Jhenifer Souza
Comentários